TESTE DE FRAGMENTAÇÃO DE DNA SCSA®

A avaliação do índice de fragmentação do DNA espermático (DFI) é um teste realizado para avaliar a qualidade dos espermatozoides em uma amostra seminal. Seus resultados se correlacionam com uma série de condições médicas, hábitos e estilo de vida e doenças que afetam o sistema reprodutivo masculino e constitui um dos exames com potencial diagnóstico e prognóstico em (in)fertilidade masculina, podendo ser utilizado como marcador de intervenções cirúrgicas e tratamentos clínicos. Problemas na estrutura do DNA espermático estão relacionados com perda de qualidade funcional dos espermatozoides, piora da capacidade de fertilização e do desenvolvimento embrionário inicial.

 

ANORMALIDADES NO DNA ESPERMÁTICO

A fertilização e a posterior formação e desenvolvimento saudáveis de um embrião dependem em grande parte da integridade do DNA do espermatozoide.

O principal agente causador de danos ao DNA espermático é o estresse oxidativo. O estresse oxidativo acontece quando há um desequilíbrio entre os níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS, do inglês Reactive Oxigen Species) e de substâncias antioxidantes. O ataque constante das ROS aos espermatozoides pode desencadear lesões na membrana com consequente dano no DNA.

Dentre os fatores que aumentam os níveis de ROS e também contribuem para elevação da taxa de fragmentação de DNA, podemos citar:​

  • Leucocitospermia (presença de leucócitos no sêmen. Os leucócitos são células de defesa produzidos para combater inflamações e infecções);

  • Fatores ambientais e substâncias gonadotóxicas (medicamentos quimioterápicos, álcool em excesso, tabagismo, drogas, entre outros);

  • Obesidade, varicocele e outras condições clínicas.

hg.png
logo azul.png

Citograma gerado pelo software SCSA®. Quanto mais dispersão

houver para o lado (eixo “DNA fragmentado), maior o índice de

fragmentação de DNA espermático.

Adaptado de EVENSON, Donald P. The Sperm Chromatin

Structure Assay (SCSA®) and other sperm DNA fragmentation

tests for evaluation of sperm nuclear DNA integrity as related to

fertility. Animal reproduction science, v. 169, p. 56-75, 2016.

O TESTE

No Androscience, a análise do DNA é realizada pelo método SCSA®. O SCSA® é considerado padrão-ouro para a detecção de espermatozoides com DNA danificado e de espermatozoides com DNA imaturo. O teste é realizado via citometria de fluxo e especificamente no SCSA®, cinco mil espermatozoides são avaliados individualmente em alguns segundos e por isso é considerado o mais preciso e reprodutível teste existente. A leitura dos dados é realizada em um software (SCSA Diagnostics®) fornecido sob licença pelo desenvolvedor, após rigoroso processo de validação e sujeito a recertificação anual. Este teste e os resultados em humanos e em animais já foram consolidados em mais de 30 anos de desenvolvimento e aprimoramento.

 

Com esta metodologia obtemos dois parâmetros com importância diagnóstica e prognóstica e que somam informações complementares ao raciocínio clínico:

  • Taxa de fragmentação de DNA (% DFI): (porcentagem de espermatozoides com danos estruturais no DNA);

  • Taxa de espermatozoides anormais (% HDS): (porcentagem de espermatozoides com cromatina imatura ou proteínas anormais).

 

Nenhum outro teste disponível dentro da andrologia tem essa característica.

 

VANTAGENS DE REALIZAR O TESTE

  • Oferece resultados com a mais alta precisão e solidez estatística;

  • Dentre os métodos disponíveis para avaliar a integridade do DNA, o SCSA® é considerado o padrão-ouro;

  • Os valores de referência foram padronizados ao longo de 30 anos;

  • Com melhor custo-benefício do que a maioria dos outros testes da sua categoria;

  • Prediz as chances de gravidez natural ou por reprodução assistida (de acordo somente com avaliação do DNA).

 

Referências bibliográficas:

  • Evenson DP, Higgins PJ, Grueneberg D, Ballachey BE. Flow cytometric analysis of mouse spermatogenic function following exposure to ethylnitrosourea. Cytometry. 1985;6(3):238–53.

  • Hallak, J., Pariz, J.R. The Role of the Andrologist in an Intrauterine Insemination Program in Intrauterine Insemination (pp,483-500), 2013. Edition: 3rd edition Publisher: Jaypee Brothers Medical Pub - ISBN: 978-9350904039

  • Evenson DP. The Sperm Chromatin Structure Assay (SCSA®) and other sperm DNA fragmentation tests for evaluation of sperm nuclear DNA integrity as related to fertility. Anim Reprod Sci. 2016; 169:56-75.

  • Hallak J. Utility of sperm DNA fragmentation testing in different clinical scenarios of male reproductive abnormalities and its influence in natural and assisted reproduction. Transl Androl Urol. 2017b;6(4):S509-S512.