Reprodução Assistida

O Androscience oferece procedimentos altamente especializados e individualizados para melhorar a qualidade da amostra seminal encaminhada para o Laboratório de Reprodução Assistida

 

O QUE É INFERTILIDADE

A infertilidade é considerada um problema de saúde mundial e atinge aproximadamente 8-12% dos casais em idade reprodutiva em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um casal é considerado infértil quando não consegue estabelecer gravidez em um período de 12 meses de relações sexuais frequentes sem o uso de métodos contraceptivos. Sabe-se que problemas reprodutivos também afetam os homens, de modo que o fator masculino está presente em 50% dos casos de infertilidade, contribuindo ou sendo a causa principal para o não estabelecimento da gravidez. Além disso, a infertilidade geralmente vem acompanhada de sofrimento psicológico e social e demanda investimento financeiro muito alto dos indivíduos que desejam ser investigados ou que realizarão algum tipo de tratamento; por isso, a investigação adequada por profissionais e estabelecimentos de saúde especializados é extremamente necessária para mitigar esses efeitos indesejados e elevar as taxas de sucesso posteriormente.

 Quando um casal se enquadra no diagnóstico de infertilidade conjugal, deve procurar o auxílio de médicos especialistas. Um ginecologista (para a mulher) e um andrologista (para o homem) é o binômio básico a ser procurado por um casal com insucesso de gravidez. Somente quando o casal é avaliado, diagnosticado e tratado, o uso de técnicas da Reprodução Assistida deverá ser considerado uma opção.

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE INFERTILIDADE MASCULINA

Para o diagnóstico de infertilidade masculina, testes altamente especializados e desenvolvidos para entender a fisiologia espermática devem ser solicitados pelos médicos pois estes testes são mais sensíveis para determinar a qualidade dos espermatozoides. Eles podem, por exemplo, identificar alterações precoces nos espermatozoides de um indivíduo com varicocele, cujo espermograma seria normal. Outros testes, como o de dosagem de Radicais Livres (ROS) ou de fragmentação de DNA espermático (SCSA®), também são indicados em situações de suspeitas específicas, como abortamento de repetição.

 

Esta avaliação poderá direcionar para tratamentos clínicos e cirúrgicos, acompanhamento da evolução clínica durante o tratamento, e por fim, contribuir para a escolha da técnica de Reprodução Assistida mais adequada para o perfil do casal.

 

É importante salientar que o Laboratório Androscience é especializado em Andrologia e oferece todos os subsídios para manipulação e processamento do sêmen para técnicas de Reprodução Assistida.

 

ANDROSCIENCE NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA

O Androscience oferece procedimentos altamente especializados e individualizados para melhorar a qualidade da amostra seminal encaminhada para o Laboratório de Reprodução Assistida, aumentando assim as taxas de fertilização e gestação.

  • Suporte técnico em procedimentos cirúrgicos para extração de espermatozoides (PESA e microTESE);

  • Preparo de espermatozoides para inseminação intrauterina, fertilização in vitro clássica e ICSI;

  • Tratamento de amostras de pacientes com ejaculação retrógrada (extração de espermatozoide de sedimento urinário);

  • Pesquisa de espermatozoides isolados (oligozoospermia grave);

  • Técnicas para aumento da motilidade espermática in vitro;

  • Manipulação e tratamento de amostras soropositivas para infecções infectocontagiosas;

  • Técnicas para capacitação dos espermatozoides.