
TESTES PARA DIAGNÓSTICO DE AZOOESPERMIA
O QUE É AZOOSPERMIA?
A azoospermia é uma condição em que há ausência total de espermatozoides no ejaculado. Aproximadamente 15% a 20% dos homens inférteis e 1% a 2% de todos os homens adultos têm azoospermia.
TESTES PARA DIAGNÓSTICO DE AZOOSPERMIA
Para o diagnóstico de azoospermia são necessárias pelo menos três análises seminais, com pesquisa de espermatozoides no sedimento após a centrifugação do sêmen. Essas análises devem ser realizadas em amostras coletadas com um intervalo de, pelo menos, 15 dias.
O Androscience, de forma exclusiva e comprometido com o resultado preciso da análise do exame do paciente, oferece ainda duas etapas adicionais para pesquisa de espermatozoides no sêmen. Com essas técnicas e análise minuciosa, há maiores chances de encontrar espermatozoides do que somente centrifugar o sêmen total uma vez.
Ainda realizamos avaliação da amostra em uma microgota, em equipamento específico, para simulação de pesquisa de espermatozoides para fertilização in vitro.
O teste de comprovação de azoospermia pode ser realizado em diversas situações clínicas:
-
Após cirurgia de vasectomia;
-
Confirmação de ausência de espermatozoides no ejaculado para determinar diagnóstico, bem como o tratamento e conduta clínica adequados;
-
Acompanhamento evolutivo do tratamento clínico.
Quando não são encontrados espermatozoides em nenhuma das etapas realizadas em pelo menos três amostras coletadas em dias espaçados, pode-se dizer que o paciente é azoospérmico. Por outro lado, quando são encontrados espermatozoides nas etapas adicionais à análise seminal inicial, estamos frente a um caso de criptozoospermia.


Espermatozoides encontrados nas etapas adicionais. Na análise inicial básica não haviam sido encontrados nenhum espermatozoide.
VANTAGEM DE REALIZAR O TESTE
-
Maior precisão no resultado quanto à presença ou ausência de espermatozoides no ejaculado;
-
Confirma o sucesso da cirurgia de vasectomia;
-
Auxilia da conduta médica ideal de homens com azoospermia não obstrutiva, direcionando para tratamentos clínicos cirúrgicos e não-cirúrgicos.