Exames de Sêmen

Desde sua fundação em 1998, o Androscience se consolidou como laboratório de referência mundial em investigação, diagnóstico e tratamento da infertilidade masculina e saúde do homem, sempre trabalhando na interface entre a clínica e o laboratório.
Utilizando metodologias acreditadas internacionalmente e alta tecnologia, o Androscience investe em dar diagnósticos complexos.

O Androscience estruturou suas atividades sobre a prestação de serviços, mas sempre com a preocupação de contribuir com o avanço da ciência, colaborando nacional e internacionalmente em pesquisas e estudos de Andrologia, exercendo assim, uma medicina translacional, que garante que as novas descobertas sejam disponibilizadas aos pacientes.

 
 

ANÁLISE SEMINAL

A análise seminal constitui uma etapa inicial a ser realizada na investigação da infertilidade masculina para que se tenha um entendimento sobre a presença ou ausência de espermatozoides, sua motilidade e seu formato (morfologia).

Nossa metodologia de análise do sêmen segue rígido controle de qualidade e se baseia nas diretrizes da OMS de 2021.

 

TESTE DE FRAGMENTAÇÃO DO DNA

A avaliação do índice de fragmentação do DNA espermático constitui um dos exames com maior potencial diagnóstico e prognóstico em infertilidade masculina e é utilizado como marcador evolutivo de intervenções cirúrgicas e tratamentos clínicos. Seus resultados se correlacionam com uma série de condições médicas, hábitos e estilo de vida e doenças que afetam o sistema reprodutivo. Além disso, oferece informações referentes às probabilidades de gravidez in vivo ou in vitro.

 

TESTE DE FUNÇÃO ESPERMÁTICA

Os testes funcionais espermáticos buscam evidenciar aspectos ligados aos fenômenos que se passam com os gametas no trato feminino até o momento da fertilização. Todos esses eventos não são mostrados na análise seminal convencional, ficando assim estabelecida sua limitação em demonstrar o potencial fértil do homem.

Reação Acrossômica
 

ANÁLISE BIOQUÍMICA DO SÊMEN

A análise bioquímica do sêmen inclui a dosagem de frutose, um importante componente do líquido seminal que auxilia na identificação de possíveis alterações do trato reprodutor masculino, como agenesia congênita de vasos deferentes bilateral ou obstrução bilateral de ductos ejaculatórios.

 

MICROBIOLOGIA DE SÊMEN

A análise microbiológica do sêmen é importante na identificação precoce de infecções no trato reprodutivo, de modo a evitar o surgimento de um problema mais grave, como a infertilidade. É recomendado que, na suspeita de infecção, o sêmen seja colhido após realização de massagem prostática por um médico. É importante também que seja realizado em conjunto com análise microbiológica de secreção uretral e de urina.

 

TESTE DE ANTICORPOS ANTI-ESPERMATOZOIDES

Este teste detecta anticorpos anti-espermatozoides. Anticorpos que atacam os espermatozoides podem prejudicar a fertilidade do homem pois interferem na motilidade e no processo de penetração do gameta no óvulo.

 

TESTES DE INTERAÇÃO ESPERMATOZOIDE-OÓCITO

Quando os espermatozoides entram em contato com o trato reprodutor feminino, devem interagir com o oócito. Essa interação é chamada de capacitação espermática. Após a capacitação espermática, ocorre um outro evento igualmente importante, denominado reação acrossômica. A reação acrossômica envolve a liberação de várias enzimas que auxiliarão o espermatozoide a atravessar o oócito. Uma das enzimas liberada em maior quantidade é a hialuronidase que exerce papel essencial para que ocorra a fusão do espermatozoide ao oócito.

No Androscience, realizamos um teste que faz a distinção entre espermatozoides maduros que expressam receptores da enzima hialuronidase daqueles que não expressam. A avaliação da proporção de espermatozoides com receptores de hialuronidase pode então ser utilizada para decidir o melhor tratamento para o indivíduo.

 

AVALIAÇÃO ULTRAESTRUTURAL DOS ESPERMATOZOIDES

Alterações nas organelas dos espermatozoides e na estrutura do material genético são observadas na avaliação ultraestrutural por microscopia eletrônica. Este teste é indicado a casais que planejam gravidez ou tem histórico de aborto espontâneo, uma vez que anormalidades neste teste podem comprometer a fertilidade na reprodução espontânea ou assistida.

 

TESTES PARA DIAGNÓSTICO DE AZOOSPERMIA

O diagnóstico de azoospermia (ausência total de espermatozoides no ejaculado) deve ser realizado cuidadosamente e com muito rigor, uma vez que este diagnóstico impacta diretamente na orientação do melhor tratamento do homem. O Androscience dispões de técnicas e etapas adicionais para análise de amostras azoospérmicas, além das que são oferecidas por laboratórios não especializados.